Rádio Metropole
Jackson Costa defende teatro baiano e critica PEC da Blingagem: "Como um deputado pode querer se blindar e ser um marginal oficial"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Transplantador afirma que 90% dos transplantes de fígado são casos sucesso
Um total de 95% dos pacientes transplantados fazem o procedimento pelo SUS, apenas 5% são por convênio
Foto: Metropress
Após realizar o transplante de um órgão, há a possibilidade do não funcionamento do órgão transplantado, nesses casos pode ser recomendado um retransplante. O cirurgião-médico transplantador de fígado, Bruno Almeida, trouxe um levantamento ao Metropole Saúde desta sexta-feira (26), de que apenas 10% dos transplantes de figado não dão certo, ou seja, o figado transplantado quase sempre irá ter sucesso no procedimento.
O especialista ressaltou a eficiência da saúde pública do Brasil no que tange ao transplante do fígado. "A gente é o maior centro transplantador do mundo no que se tange a instituição pública. Um fígado, por exemplo, 95% dos pacientes transplantados são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto 5% são pelo convênio. Ainda temos o maior sistema de transplantes do mundo [público]", disse Bruno Almeida.
De acordo com Bruno, a média nacional de garantia de sobrevida no primeiro ano é de 76%, no entanto, a sua equipe médica, que está entre os cinco melhores transplantadores de fígado do Brasil, tem 82%, sendo ela acima média do país. Ele afirmou que isso é devido pela inserção e integralidade da equipe entre ela mesma e com outros centros de excelência.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.