Domingo, 19 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"É um grande desafio” Supervisora de disseminação de informações do IBGE destaca problemas de mobilidade em Salvador

Rádio Metropole

"É um grande desafio” Supervisora de disseminação de informações do IBGE destaca problemas de mobilidade em Salvador

Mariana Viveiros ressaltou a importância do Censo para entender mudanças sociais, econômicas e demográficas no país

"É um grande desafio” Supervisora de disseminação de informações do IBGE destaca problemas de mobilidade em Salvador

Foto: Metropress/Fernanda Villas

Por: Metro1 no dia 16 de outubro de 2025 às 18:56

A supervisora de disseminação de informações do IBGE, Mariana Viveiros, ressaltou nesta quinta-feira (16), em entrevista ao Metropole Mais, a importância dos dados do Censo para compreender as transformações sociais e econômicas do país. Segundo ela, as informações coletadas permitem traçar perfis detalhados de renda, idade, localidade e dinâmica populacional com mais precisão.

“Existem formas de você traçar perfis que você quer pegar — de rendimento, de idade, urbana e rural — e a distribuição de municípios em que essa amostra vai acontecer para buscar o mais fielmente possível a realidade dos estados e do país”, explicou.

Mariana também destacou que grandes acontecimentos, como a pandemia da Covid-19, aparecem de forma significativa nos dados. “Quando a gente vai fazer o Censo depois sobre o forte impacto de uma pandemia, é claro que ela se transparece de alguma forma. A gente vê muitos óbitos, principalmente de pessoas idosas, e isso impacta a estrutura populacional”, afirmou.

Um dos pontos levantados pela supervisora foi o desafio da mobilidade urbana em Salvador. “Uma em cada cinco pessoas que moram em Salvador demoram mais de uma hora para ir pro trabalho. Não é ir e voltar, é ir. É o terceiro maior percentual do país, só perde para São Paulo e Rio. É um grande desafio”, destacou. Ela também ressaltou que, na Bahia, há uma parcela expressiva da população que se desloca a pé, fator relevante para o planejamento urbano.

Além da capital, Mariana chamou atenção para o crescimento populacional de municípios da Região Metropolitana. “Lauro de Freitas e Camaçari são duas cidades que têm crescimentos populacionais muito importantes, que não podem ser explicados apenas por natalidade. Lauro de Freitas é um caso emblemático dessa migração, Camaçari também. E é interessante que todos os indicadores sociais do Censo acabam estando melhores em Lauro de Freitas do que em Salvador”, concluiu.

Confira na íntegra: