
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Secretário de Justiça critica oposição à PEC da Segurança: “Muita coisa está sendo tirada do texto”
Rádio Metropole
Secretário de Justiça critica oposição à PEC da Segurança: “Muita coisa está sendo tirada do texto”
Felipe Freitas explicou como tem sido feitas as ações conjuntas com a Secretaria de Segurança Púbica no combate as organizações criminosas

Foto: Metropress/Catarina Queiroz
O Secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, defendeu, em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar desta segunda-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e criticou a tentativa de barrá-la no Congresso Nacional.
"Os bolsonaristas estão trabalhando contra a PEC. Uma pena que isso esteja acontecendo, mas acho que o presidente vai conseguir formar maioria. Muita coisa está sendo tirada da proposta, isso não é bom. Minha expectativa é que a gente consiga ainda esse ano aprovar essa emenda à constituição", explicou.
A PEC propõe a constitucionalização do chamado SUS da Segurança. Entre outras mudanças, o texto amplia o papel da União na formulação de políticas nacionais e no combate ao crime organizado e traz alterações que redefinirão as competências da também dos estados, Distrito Federal e municípios.
Ainda na entrevista, o secretário reforçou que a segurança pública é um problema nacional e que o presidente Lula foi o primeiro que apresentou uma proposta para alterar o papel do governo federal no orçamento, além da padronização da atuação das polícias.
Freitas também defendeu e explicou que tem sido feito um trabalho em parceria com a Secretaria de Segurança Pública para solucionar os problemas atuais que a Bahia tem enfrentado com o crime organizado, através de um olhar mais profundo.
“Temos que oferecer um tipo de resposta do Estado que combata de verdade essas organizações criminosas, que, como estamos vendo, estão cada vez mais próximas do centro do poder. Não é mais aquela coisa antiga do tráfico de drogas que atua só na ‘boca de fumo’, mas é entrando cada vez na política”, disse Freitas.
Confira entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.