Rádio Metropole
Produtores da Flica destacam papel do evento na valorização da cultura: "É uma celebração da palavra"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Endocrinologista alerta para incidência do câncer de tireoide: "é o 5º que mais acomete mulheres"
A especialista afirmou que 60% das pessoas terão um nódulo na glândula tireoide em algum momento de suas vidas
Foto: Metropress
O jogador do Bahia, Everton Ribeiro, foi diagnosticado e fez cirurgia para o câncer de tireoide, essa ocorrência movimentou uma preocupação massiva dos homens por sua própria saúde em relação aos problemas relacionados à glândula. Entretanto, a endocrinologista Marla Cruz, em entrevista ao Metropole Saúde desta segunda-feira (20), alertou que o câncer de tireoide é o 5º que mais acomete mulheres, enquanto é apenas o 17º na ocorrência entre os homens, é uma tendência que problema na tireoide estejam associados a mulheres.
Segundo a especialista, a incidência de problemas na tireoide em mulheres, geralmente, começa na idade reprodutiva e vai aumentando conforme a idade. "Nódulo tem mais chance de mulheres com mais idade apresentarem. Por isso, é preciso pedir a ultrassonografia. Na hora da consulta, a gente [médicos] consegue detectar nódulos, mas hoje em dia existem alguns que nem a mão consegue detectar, portanto, usamos a ultrassonografia como instrumento de diagnóstico".
A maioria dos nódulos na tireoide são benignos, os casos de câncer são minoria. Marla Cruz afirmou que 60% das pessoas terão um nódulo em algum momento de suas vidas, podendo ele ser cístico, isto é, formado por líquido, ou sólido. Há também a possibilidade de, durante a vida, sua composição ser alterada, sendo uma hora sólido e outra líquido. Existem alguns que aparecem e desaparecem, sendo uma ocorrência comum.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.