Rádio Metropole
Do improviso à excelência: chef do Mistura conta trajetória da barraca de praia até se tornar referência na gastronomia baiana

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Wagner diz estar confiante na eleição de 2026 e confirma encontro entre Lula e Trump
Senador foi entrevistado durante o Jornal da Bahia no Ar desta sexta-feira (24)

Foto: Catarina Queiroz/Metropress
O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (24), que está confiante na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 e destacou o papel internacional do Brasil sob o atual governo. O petista também confirmou que Lula deve se encontrar com o ex-presidente norte-americano Donald Trump no próximo domingo (27), durante agenda internacional.
“Estou muito confiante da eleição de 2026. Acho que daqui pro ano que vem vai acontecer muita coisa", pontuou durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar.
O senador avaliou que o cenário político nacional segue polarizado, mas acredita que a amplitude de alianças do governo deve se manter semelhante à de 2022.“ Na última eleição o arco de alianças do presidente Lula não abarcou vários que estão contra hoje. União não tava com a gente. Vários não estavam e vão continuar não estando, mas estamos negociando muito. Acho que muitos partidos não vão fixar posição nacional em 2026. É muito diferente a realidade desses partidos estadualmente.”
Comparação entre gestões de Lula
Durante a entrevista, Wagner também comentou as comparações entre o atual governo e os mandatos anteriores do presidente. Para ele, é “injusto” comparar os dois momentos. “As pessoas comparam Lula com ele mesmo. Mas quando ele chegou em 2003 foi um arranque, agora ele não teve a mesma velocidade, ele teve que rearrumar o país. Esse é um problema.”
O senador lembrou que o ambiente político atual é mais tenso e polarizado do que em gestões anteriores. “A situação é diferente, a polarização lá em 2003 não estava nesse nível, hoje tem pouco terreno de debate político. Acho que vamos ter uma eleição ainda polarizada, porque o mundo ainda tá na base do clichê.”
Cenário internacional
O petista também defendeu o papel de Lula na reconstrução da imagem internacional do país. “Lula tem um link muito grande com a população. Não dá pra negar, o Brasil estava fora do cenário internacional antes de Lula se eleger, hoje o Brasil é falado em qualquer roda política. Lula recolocou a autoestima do povo brasileiro.”
Ao citar avanços do governo, Wagner mencionou o desempenho econômico e a abertura de novos mercados internacionais. “Veja, por exemplo, o tarifaço. O Brasil abriu novas fronteiras comerciais, mérito do governo e do empresariado brasileiro, que foi buscar outros lugares para vender seus produtos. Saímos do mapa da fome. O presidente é convidado para tudo, as pessoas reconhecem a sua capacidade.”
Wagner ainda aproveitou o momento para confirmar o encontro do brasileiro com o mandatário americano no domingo (26), momento este que está sendo organizado por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.