
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Desembargador faz apelo por restauração da Casa de Ruy Barbosa em Salvador
Rádio Metropole
Desembargador faz apelo por restauração da Casa de Ruy Barbosa em Salvador
Lidivaldo Brito concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (29)

Foto: Reprodução/Youtube
O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Lidivaldo Brito, fez um apelo nesta quarta-feira (29), durante entrevista à Rádio Metropole, pela restauração da Casa de Ruy Barbosa, localizada em Salvador, onde o jurista nasceu e viveu até os 16 anos. A residência, vinculada à Associação Bahiana de Imprensa (ABI), está fechada e em estado de degradação, e o acervo original foi retirado.
“É inconcebível. Infelizmente a casa está fechada”, disse Brito. Ele reforçou que a residência representa não apenas um equipamento cultural, mas também histórico, e que deve ser preservada: “Um equipamento cultural, histórico, está fechado. Faço um apelo para nos mobilizarmos a fim de que a Casa de Ruy seja restaurada e que possamos resgatar novamente o museu que ali existia.”
O desembargador comparou a situação com a Casa de Ruy Barbosa no Rio de Janeiro, em Botafogo, que é aberta ao público, recebe pesquisadores e conta com apoio do governo federal. “Você vai ao Rio de Janeiro, na casa dele de Botafogo, onde ele morou, onde está a Fundação Casa Ruy Barbosa, é um espetáculo. Aqui, a Casa de Ruy Barbosa está à mingua”, afirmou.
A Casa de Ruy Barbosa pertence à ABI desde 1935 e é administrada desde 1999 pela Faculdade Ruy Barbosa.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

