Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“O que vimos foi um banho de sangue”, diz Dudu Ribeiro sobre operação no Rio

Rádio Metropole

“O que vimos foi um banho de sangue”, diz Dudu Ribeiro sobre operação no Rio

Historiador criticou a ação policial e afirmou que mortes em massa servem a interesses políticos e não à segurança pública

“O que vimos foi um banho de sangue”, diz Dudu Ribeiro sobre operação no Rio

Foto: Metropress/Fernanda Villas

Por: Metro1 no dia 29 de outubro de 2025 às 17:48

Atualizado: no dia 29 de outubro de 2025 às 17:56

O historiador e ativista Dudu Ribeiro classificou como “execução sumária” a megaoperação policial que deixou 119 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta quarta-feira (29), ele afirmou que a ação não pode ser considerada uma operação de segurança pública, mas um ato de violência política.

“O que nós vimos ontem foi um banho de sangue. E o pior de tudo é saber que não é o resultado de uma reunião sobre segurança pública. Aquilo tem a ver com marketing, com o pré-ano eleitoral. Em que o governador Cláudio Castro acha que ganha bônus políticos promovendo matanças”, disse.

Dudu Ribeiro destacou que as vítimas são, em sua maioria, jovens negros e periféricos, e chamou atenção para o impacto psicológico nas crianças que vivem nas comunidades afetadas. “Essas crianças estão vendo gente limpando sangue e recolhendo corpos nas portas de casa. Como vamos oferecer qualquer coisa para elas?”, questionou.

O historiador também lembrou que a ação contraria determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) previstas na ADPF 635 — conhecida como “ADPF das Favelas” —, criada para reduzir a letalidade policial no Rio. “Nós estamos provocando o Ministério dos Direitos Humanos e a Procuradoria-Geral da República, porque é quem deve exercer o controle sobre essas ações”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra: