Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"O cartão de crédito não é uma renda extra", diz especialista em educação financeira da Serasa

Rádio Metropole

"O cartão de crédito não é uma renda extra", diz especialista em educação financeira da Serasa

Feirão Limpa Nome do Serasa permite renegociação de dívidas; especialista alerta para uso consciente do cartão de crédito e reforça educação financeira nas escolas

"O cartão de crédito não é uma renda extra", diz especialista em educação financeira da Serasa

Foto: Metropress/Fernanda Villas

Por: Metro1 no dia 03 de novembro de 2025 às 18:18

Amanda Castro, especialista em educação financeira da Serasa, explicou nesta segunda-feira (3), em entrevista ao Metropole Mais, como funciona a renegociação de dívidas durante o Feirão Limpa Nome, que ocorrerá ao longo de todo o mês de novembro.

Segundo a especialista, mais de 4,9 milhões de pessoas estão negativadas na Bahia. “Quem lidera os rankings são os cartões, os bancos. Muitas pessoas acabam se deixando levar pelo uso do cartão de crédito, sem saber usar corretamente. É uma questão de educação financeira mesmo. É importante ter cuidado: o cartão de crédito não é uma renda extra, mas sim um recurso que ajuda no momento em que você não tem dinheiro. Ele é, na verdade, uma dívida que você possui”, alertou Amanda.

Ela também destacou a necessidade de incluir educação financeira nas escolas. “Acho que é superimportante que já haja matérias sobre educação financeira na escola, justamente para evitarmos a inadimplência. Esses números estão altos: quase metade da população adulta do país está inadimplente”, acrescentou.

O Feirão Limpa Nome oferece condições especiais para renegociação de dívidas e orientação financeira, permitindo que consumidores regularizem seus débitos com descontos e parcelas facilitadas.

Confira a entrevista na íntegra: