Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Presidente da SBU alerta para retorno de câncer de próstata após tratamento

Rádio Metropole

Presidente da SBU alerta para retorno de câncer de próstata após tratamento

Menos da metade dos homens realizam exames de próstata antes dos 45 anos

Presidente da SBU alerta para retorno de câncer de próstata após tratamento

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 03 de novembro de 2025 às 18:55

O câncer de próstata é uma condição que demanda exames para os homens a partir dos 50 anos, mas 45 para os que já tem casos da doença na família. Humberto Ferraz, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia, afirmou, no Metropole Saúde desta segunda-feira (3), que algumas terapias focais, indicadas por tumores mais brandos, como uma alternativa a retirada da próstata, tem um percentual relevante de retorno da condição e demandam um possível segundo tratamento.

De acordo com o especialista, os casos de retorno dependem do estágio inicial em que o câncer de próstata é diagnosticado. "O câncer da próstata, em fase inicial, é sensível ao hormônio masculino, testosterona. Normalmente usamos estratégia com medicamentos para bloquear o efeito dessa testosterona na célula. A quimioterapia fica para tumores que ficam mais resistentes a esse tipo de tratamento, em fases mais avançadas".

A realização de exames de próstata para um diagnóstico precoce da condição ainda é um desafio para os homens. Humberto citou que menos da metade das pessoas realizam exames de próstata antes dos 45 anos. Com a identificação tardia do câncer, mais difícil será para combater a doença. 

"O homem tem que entender que cuidar da sua saúde é um ato de coragem, buscar fazer e enfrentar se tiver algum problema, entendendo que isso será muito melhor que um diagnóstico tardio. O primeiro passo é justamente marcar uma consulta, ver o que precisa ser feito de exames. A partir daí, verá se vai ser um acompanhamento anual ou se há necessidade de algum tratamento", completou Humberto Ferraz.

Confira a entrevista na íntegra: