Rádio Metropole
Mônica Sangalo fala da influência de João Gilberto na música: “A escola dele é delicada e mansa”

Especialista afirma que consciência sobre cuidados com a boca melhorou, mas ainda há falta de educação e integração na saúde geral

Foto: Catarina Queiroz/Metropress
Em entrevista concedida à Rádio Metropole nesta quarta-feira (5), a cirurgiã-dentista Silvânia Rocha chamou atenção para a falta de valorização dos cuidados com a boca e destacou a importância da prevenção de doenças bucais.
Silvania ressaltou que, embora a conscientização da população tenha evoluído, ainda há resistência em integrar a saúde bucal ao cuidado médico cotidiano. “Melhorou muito isso do médico encaminhar para o dentista”, disse, apontando avanços no encaminhamento entre profissionais de saúde.
A especialista também destacou que a falta de atenção à saúde bucal está ligada a fatores culturais e educacionais. "As pessoas não dão importância à saúde bucal porque não foram educados para isso, no meio da saúde geral”, afirmou. Para ela, é necessário ampliar campanhas educativas e fortalecer a integração entre odontologia e outras áreas da saúde.
Durante a entrevista, Silvânia Rocha também comentou sobre as dificuldades enfrentadas por dentistas que atendem por meio de planos de saúde, citando os altos impostos e os baixos valores pagos pelos convênios como os principais entraves. Segundo ela, esses fatores comprometem a qualidade do atendimento e tornam o serviço menos acessível à população.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.