Rádio Metropole
Produtora comenta Baía Profunda, iniciativa que conecta culturas da Bahia e da África: "É um sonho antigo"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Anvisa determina recolhimento de pratos plásticos e suplementos com ozônio
Produtos serão proibidos devido a irregularidades encontradas pela autarquia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Novos produtos foram vetados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (5). A autarquia determinou o recolhimento de suplementos e energéticos com ozônio e também de pratos plásticos da marca Guzzini.
Segundo a agência, o ozônio é um tipo de gás que, até o momento, não foi avaliado quanto a segurança para uso em suplementos, o que explica a proibição. "O produtos, aos quais vinha sendo adicionado ozônio, um tipo de gás que até o momento não possui avaliação de segurança para uso como constituinte de suplementos alimentares e composto líquido pronto para o consumo, como energéticos. Atualmente, a autorização para uso de ozônio é apenas como agente de desinfecção no tratamento de água", diz o comunicado da Anvisa.
A empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtoz Ozonizados Ltda., realizava propagandas com indicações terapêuticas e alegações funcionais e de saúde não aprovadas.
A Anvisa também informa que todos os lotes dos pratos de sopa plástico blues, da marca Guzzini, também serão recolhidos. Eles estão identificados pelo código 229596 e fabricado pela empresa Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda.
A decisão foi tomada após o produto apresentar resultados insatisfatórios em testes de segurança para materiais em contato com alimentos. O teste de migração é realizado para detectar e quantificar a quantidade de melamina que migra do material plástico para o alimento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.