Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Após vitória em NY, Janio de Freitas destaca virada e aponta derrocada do trumpismo nos EUA

Rádio Metropole

Após vitória em NY, Janio de Freitas destaca virada e aponta derrocada do trumpismo nos EUA

Jornalista analisou eleição do novo prefeito de Nova York como marco simbólico de valorização dos imigrantes

Após vitória em NY, Janio de Freitas destaca virada e aponta derrocada do trumpismo nos EUA

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 06 de novembro de 2025 às 12:20

Atualizado: no dia 06 de novembro de 2025 às 12:50

A eleição de Zohran Mamdani como novo prefeito de Nova York, anunciada na última terça-feira (4), simboliza mais do que a vitória dos democratas: representa um gesto político e social de grande impacto em um país ainda marcado pela retórica de Donald Trump. A análise é do jornalista Janio de Freitas, feita durante o programa Três Pontos, desta quinta-feira (6). O jornalista destacou que há claros sinais de renovação que o novo governo projeta para a cidade, como a variedade étnica e de origens das pessoas na foto de celebração.

“É um programa que se segue a um acontecimento de grande importância, que foi a vitória dos democratas nos Estados Unidos, e particularmente a vitória de Mamdani como prefeito de Nova York. Esperemos que ele retorne a cidade à capital do mundo, e já deu alguns sinais de grande importância que ficam registrados, por exemplo, na foto da celebração que ele fez. Ele estava acompanhado de uma afro-americana, uma asiática, uma americana e uma árabe. Isso caracteriza muito bem a natureza de Nova York e marca uma posição inovadora nesses tempos de Trump”, afirmou.

Freitas destacou que o simbolismo da imagem traduz a essência de uma cidade construída por imigrantes e pela pluralidade cultural, justamente o que setores conservadores tentam negar. Para ele, o gesto de Mamdani reafirma o valor da inclusão num momento em que parte da direita americana busca minimizar o papel da diversidade na formação dos Estados Unidos.

“Como o próprio Mamdani disse, Nova York foi criada, desenvolvida e chegou ao centro do mundo graças aos imigrantes. Eles foram fundamentais nessa obra e é por isso que a direita americana tenta deprimir essa face da cidade e dos Estados Unidos, que são eles, integralmente, produto e resultado da imigração”, concluiu.

Confira o programa completo: