
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“A Bahia tem reduzido a produção de café”, afirma Presidenete da associação dos produtores de café da Bahia ao citar falta de chuvas
Rádio Metropole
“A Bahia tem reduzido a produção de café”, afirma Presidenete da associação dos produtores de café da Bahia ao citar falta de chuvas
João Lopes Araújo relaciona retração da safra à seca no semiárido

Foto: Metropess/Fernanda Vilas
Os Estados Unidos reduziram as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios brasileiros, incluindo café e carne, caindo de 50% para 40%. O presidente da associação dos produtores de café da Bahia, João Lopes Araújo, comentou em entrevista para o Jornal da Cidade desta segunda-feira, as mudanças nas vendas desse produto na Bahia e no país.
Araújo comentou inicialmente a situação da Bahia no plantio do café, quer tem diminuído. “A Bahia tem reduzido a produção de café. Nós já chegamos a 5 milhões de sacas, na safra passada nós chegamos a 3 milhões, por algumas razões, principalmente seca. Não tem havido chuva no semiárido, onde sempre foi a base da nossa cafeicultura”, explicou.
Nacionalmente a Bahia é o quarto estado que mais produz café. “Nós estamos em quarto lugar caminhando para o quinto. O que nos dispara é Minas Gerais e Espírito Santo, que produz 50% do total, o segundo Espírito Santo, terceiro São Paulo, quarto Bahia. Mas a gente está disputando com Rondônia, daqui a pouco a gente pode perder”, afirmou o presidente da associação.
“A loucura de Trump, na realidade, em termos de preço, não teve tanto impacto [no Brasil]. Teve lá para o americano, porque o americano consome muito café, eles são os maiores consumidores de café do mundo. Eles consomem mais ou menos 28, 30 milhões de sacas. Disso, 8 a 10 milhões de sacas compram do Brasil”, completou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

