Rádio Metropole
Janio de Freitas alerta para “crise montanhosa” após Câmara reduzir penas do 8 de Janeiro

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Bahia regulou 300 mil pacientes em 2025, diz secretária de Saúde da Bahia
Bahia reforça regulação de pacientes e amplia leitos em entrevista de secretária de Saúde

Foto: Emanuelly Gonçalves/Metropress
Em entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (3), a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância da regulação no Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta essencial para organizar a oferta de serviços hospitalares e reduzir filas de espera. Segundo ela, “há uma complexidade. Pra população pouco importa de quem é a responsabilidade, ela quer o serviço. A regulação é um processo que é do SUS, existe em todos os estados. Não é a Bahia que inventou. Ela existe para regular a lei da demanda e oferta”.
Roberta explicou que a regulação visa direcionar pacientes que necessitam de leitos para hospitais e regiões mais próximas, evitando que pessoas aguardem sem atendimento. “Uma pessoa não regulada incomoda a todos nós. Trabalhamos cada vez mais para reduzir o tempo de regulação. Mas não posso deixar de reconhecer: só esse ano foram regulados 300 mil pacientes. 50% desses foram regulados em 24h, esse é meu desafio diário. 80% foram regulados em 72h”, afirmou.
A secretária também destacou que o estado está ampliando leitos de média e alta complexidade de forma regionalizada e interiorizada. “Estamos ampliando leitos de média e alta complexidade de forma regionalizada e interiorizada para evitar que entrem em ambulâncias sem processo regulatórios e fiquem na porta”, explicou.
Confira a entrevista na íntegraq:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.