Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Chef José de Lima sugere substituições econômicas para a ceia de Natal e Réveillon

Rádio Metropole

Chef José de Lima sugere substituições econômicas para a ceia de Natal e Réveillon

Merluza, frango e copa lombo entram na lista de alternativas para manter a tradição mesmo com preços altos

Chef José de Lima sugere substituições econômicas para a ceia de Natal e Réveillon

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2025 às 16:36

Atualizado: no dia 03 de dezembro de 2025 às 16:46

O Chef de cozinha José de Lima deu dicas para quem quer manter a tradição da ceia de Natal sem gastar tanto. Durante o programa Metropole Mais desta terça-feira (2), ele ressaltou que é possível trocar o bacalhau, considerado um dos itens mais caros deste período, por peixes mais acessíveis. “Pensando lá no Réveillon, muita gente vai pro bacalhau. O bacalhau, na verdade, é o vilão das festas de final de ano. Mas temos peixes que podem substituir: a merluza, que é um peixe mais frágil, e o peixe saithe, que substitui muito bem”, disse.

Além das trocas, o chef ressaltou que o segredo de um bom jantar está na organização prévia. “Todo preparo de sucesso é feito com antecedência. O próprio tomate pode ser higienizado, armazenado em recipiente adequado e congelado. Tudo que é feito com antecedência, o sucesso é 100%”.

José de Lima também comentou alternativas para as tradicionais carnes natalinas, que estão ainda mais caras em 2025. “Peru, Chester… é tudo muito caro. Então temos outras aves, como o frango ou o ‘frangão dourado’, e o Suprem. E no lugar do pernil, há a Copa Lombo, que é um corte excelente e traz boa economia para a família”.

Ao final, ele reforçou que a criatividade é a melhor aliada da ceia. “Na verdade, o toque final está na inteligência de cada um… fazer um bom molho, enfeitar aquele frango para ficar parecendo um peru”, disse o chef.

Confira programa na íntegra: