Rádio Metropole
Otto Alencar critica instabilidade na Câmara e diz que Hugo Motta se tornou um “presidente frágil”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Tensão entre EUA e Venezuela é disputa geopolítica, analisa Jamil Chade
Jornalista concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (9)

Foto: Reprodução/Youtube
O jornalista Jamil Chade afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (9), que a tensão recente entre Estados Unidos e Venezuela não deve ser interpretada como uma defesa da democracia, mas como uma disputa estratégica por petróleo e influência geopolítica na América Latina.
Segundo ele, o comportamento do ex-presidente americano Donald Trump rompe padrões diplomáticos fundamentais. “Trump rompe todos os protocolos, da diplomacia e da soberania nacional. Ele usa todos os meios possíveis com chantagem, lobby e convencimento”, declarou.
Chade destacou que, ao contrário do discurso oficial, a figura de Nicolás Maduro não é o fator central para Washington. “O problema não é maduro, sequer a ditadura. O que interessa não é a defesa da democracia é o petroleo e pelo que tudo indica, que tem um conteúdo geopolítico nessa história. Para deslocar a influência rússa da America Latina, o ponto central da Rússia", afirmou. Para ele, o avanço dos EUA na região busca reduzir a presença russa, consolidada especialmente por meio da cooperação militar com Caracas.
O jornalista também comentou o papel das Forças Armadas venezuelanas na sustentação do governo Maduro, lembrando que a estrutura militar do país foi moldada politicamente ao longo das últimas duas décadas.“A Venezuela ao longo dos últimos 20 anos cada vez que tinha insatisfação dos militares era promovido um novo grupo de militares. Hoje é um pais com 6 mil generais. Isso é resultado de uma composição política. A economia venezuelana está na mão desses militares”, disse.
Confira a entrevitsa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.