Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 14 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Mário Negromonte Jr. diz que votar a favor do PL da Dosimetria é incentivar a impunidade

Rádio Metropole

Mário Negromonte Jr. diz que votar a favor do PL da Dosimetria é incentivar a impunidade

Deputado federal concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (11)

Mário Negromonte Jr. diz que votar a favor do PL da Dosimetria é incentivar a impunidade

Foto: Catarina Queiroz/Metropress

Por: Metro1 no dia 11 de dezembro de 2025 às 09:43

O deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP-BA) criticou, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (11), o clima de tensão entre o governo federal e o Congresso e a iminente votação do PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos golpistas de 2022. Para ele, a proposta vai na contramão do que o Parlamento aprovou recentemente no combate ao crime organizado.

Ao comparar o PL da Dosimetria com o recém-aprovado PL Antifacção,que endurece penas para líderes de facções e fortalece mecanismos de investigação, o deputado afirmou que a nova proposta caminha em sentido oposto. “A gente outro dia estava pensando em dar resposta à sociedade e dar aumento de penas, com o PL da Antifacção. E, de certa forma, ao votar a PEC da dosimetria está incentivando a impunidade, primeiro das pessoas que cometeram atos de vandalismo no Congresso, no Planalto e STF. Será que é isso que a gente quer passar? A sensação é de impunidade?”, questionou.

O PL da Dosimetria prevê mudanças que podem reduzir penas e acelerar a progressão de regime de condenados pelos ataques de 8 de janeiro e deve ser votado na próxima quarta-feira (17).

Negromonte Jr. disse perceber uma articulação intensa entre lideranças do Legislativo. “Percebo que Hugo Motta e Alcolumbre estão trabalhando em sintonia em alguns temas, tomando medidas semelhantes. Existe um tensionamento do Congresso”, declarou. Ele citou a votação da LDO na semana passada como exemplo desse ambiente.

“Votaram semana passada na LDO uma medida que engessa orçamento do governo, pagar 65% das emendas impositivas no 1º semestre. O Governo teria um ano para pagar e isso foi uma resposta.” Para o deputado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, exerce influência relevante. “Davi Alcolumbre é pragmático, força grande no Senado e não é bom para o país esse tensionamento, essa guerra, tem que encerrar essas guerras, pautar o que o povo quer”, disse.

 Confira a entrevista na íntegra: