Rádio Metropole
Secretário diz que violência contra mulher é problema estrutural ao comentar caso em MG

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“É muito importante retratarmos as nossas histórias”, diz cineasta Lúcio Lima sobre novo curta
Lúcio Lima participou do programa Revele, da Rádio Metropole, nesta terça-feira (16)

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O cineasta e ator Lúcio Lima destacou a importância de contar histórias a partir dos próprios territórios e pontos de vista. Durante entrevista ao programa Revele, da Rádio Metrópole, ele afirmou que o autorretrato, presente em seu nome curta-metragem, é um gesto político e estético diante de narrativas externas que estigmatizam comunidades periféricas.
“É muito importante a gente retratar as nossas histórias, contar as nossas narrativas e o nosso ponto de vista”, disse. Natural de Saramandaia, em Salvador, Lúcio contou que sua relação com o audiovisual nasce ainda na infância, a partir do acervo de imagens registradas pelo pai, cinegrafista da comunidade.
“Meu pai filmou a construção de Saramandaia, os embates, a primeira escola, a primeira paróquia. Eu cresci assistindo essas imagens, e isso constrói diretamente a minha carreira”, explicou, ao destacar o valor dessas imagens como memória viva. Essa relação com o arquivo, a vivência comunitária e a valorização das histórias locais ganham força em seu curta-metragem Mundinho, primeiro trabalho de ficção do cineasta.
Para Lúcio, o filme sintetiza sua trajetória e reafirma o compromisso com um cinema feito de forma independente. “Chega de pessoas de fora virem contar só a história negativa e ir embora. Existem histórias de humor, de drama, de potência e de comunidade unida que precisam ser ditas”, afirmou.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.