Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Emendas parlamentares devem virar escândalo central em 2026, diz Janio de Freitas

Rádio Metropole

Emendas parlamentares devem virar escândalo central em 2026, diz Janio de Freitas

Jornalista afirma que falta de transparência e desvios nas emendas secretas tendem a ganhar protagonismo nas investigações do próximo ano

Emendas parlamentares devem virar escândalo central em 2026, diz Janio de Freitas

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 17 de dezembro de 2025 às 14:52

Atualizado: no dia 17 de dezembro de 2025 às 15:18

O jornalista Janio de Freitas afirmou que as emendas parlamentares devem ocupar papel central nas investigações e no debate político em 2026. Durante o programa Três Pontos, ele analisou que trata-se de um escândalo em formação, “sendo perfurado por investigações”, que tende a se consolidar ao longo do próximo ano.

Ao explicar o mecanismo, Janio lembrou que a emenda parlamentar é “uma verba inscrita no orçamento com destinação determinada por um parlamentar, deputado ou senador”. No entanto, segundo ele, o instrumento foi sendo deformado por manobras no Congresso, especialmente no Senado. “De repente, conduzida pelo senador, principalmente pelo senador Alcolumbre, algumas manobras foram introduzindo distorções”, afirmou.

Essas mudanças resultaram no modelo das chamadas emendas secretas. “Não se sabia, fora a área da panela, o valor da emenda, o destino da emenda”, disse o jornalista, destacando que também não havia transparência sobre o destino geográfico dos recursos. “Para que cidade foi, de que estado, que prefeitura e que prefeito, portanto, de que partido, de que grupo. Não se sabia o valor, nem o destino, nem a autoria desse pedido”, completou.

Segundo ele, a falta de transparência facilitou desvios em escala muito maior do que se imaginava inicialmente. “É claro que logo se constatou, nem tão logo, mas enfim constatou-se, que o desvio de parte dessas emendas era muito maior do que foi inicialmente admitido”, afirmou. Para Janio de Freitas, “pode não ser o principal, mas vai ser um dos casos gritantes de 2026”.

Confira na íntegra: