Rádio Metropole
Após ação dos EUA na Venezuela, Guilherme Casarões vê silêncio das potências como cálculo geopolítico

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“É um império em decadência”, diz Emiliano José sobre os Estados Unidos
Escritor concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (7)

Foto: Metropress
O escritor e professor Emiliano José afirmou que os Estados Unidos vivem um processo claro de decadência imperial, ainda que tentem manter sua influência geopolítica, especialmente na América Latina. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quarta-feira (7), ele explicou que, apesar do discurso de força, o país enfrenta limites políticos, econômicos e internos que impedem ações irrestritas no cenário internacional.
“Ele está dizendo, mas ele próprio sabe que não pode tudo não. É um império em decadência, não em ascensão. Não estou falando que vai terminar amanhã, isso tem tempo ainda, mas é evidente que se trata de um império tentando segurar espaços estratégicos, como a América Latina e até a Groenlândia, por razões econômicas e estratégicas”, afirmou.
O escritor também comentou o recuo recente do ex-presidente norte-americano Donald Trump em relação às acusações contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro. “Vocês viram mais um recuo. Trump dizia que Maduro era chefe de um grupo de narcotraficantes, mas essa acusação já foi retirada. É tudo tão imbecil que agora estão voltando atrás”, criticou.
Para Emiliano José, a falta de provas e a reação internacional enfraquecem a narrativa construída contra o líder venezuelano. “Já não estão encontrando elementos para condená-lo. Do ponto de vista da reação mundial e da construção midiática, isso foi sendo naturalizado. Não é que ele esteja fazendo loucuras, mas essa imagem foi sendo absorvida dentro de casa”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.