Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

SSP mobiliza mais de 2 mil policiais para a Lavagem do Bonfim, diz Marcelo Werner

Rádio Metropole

SSP mobiliza mais de 2 mil policiais para a Lavagem do Bonfim, diz Marcelo Werner

Secretário de Segurança Pública da Bahia concedeu entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feira (14)

SSP mobiliza mais de 2 mil policiais para a Lavagem do Bonfim, diz Marcelo Werner

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 14 de janeiro de 2026 às 12:47

Atualizado: no dia 14 de janeiro de 2026 às 13:17

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia montou um esquema especial para a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), uma das celebrações mais tradicionais da Bahia. O planejamento da operação foi detalhado pelo secretário Marcelo Werner em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feira (14). O secretário destacou que a cobertura da festa é parte da Operação Verão, que começou em novembro e vai até meados de abril.

“A gente destacou mais de 2 mil policiais. Ano a ano, a gente faz as adequações necessárias. Policiais civis, militares, bombeiros e postos do Departamento de Polícia Técnica também espalhados no circuito. Teremos o uso da tecnologia, serão mais de 50 câmeras ao longo do circuito. O uso de drones também, para que a gente possa nortear o nosso policiamento, equipes da Polícia Civil”, disse.

Além do reforço no efetivo, Werner explicou que o acompanhamento será feito de forma integrada, com monitoramento em tempo real e atuação conjunta de órgãos municipais, estaduais e federais. Segundo ele, centros de comando fixos e móveis estarão posicionados nos principais pontos do trajeto, garantindo resposta rápida a qualquer ocorrência e permitindo ajustes imediatos no policiamento ao longo da caminhada até a Colina Sagrada.

“O que a gente sempre recomenda é: roupas leves, que as pessoas se hidratem e se alimentem, porque é um percurso longo. É um percurso que, lógico, tem apoio da segurança do Governo ao longo de todo o trajeto, mas que exige das pessoas um cuidado consigo mesmas, com a própria saúde. Uso de protetor solar, atenção aos pertences pessoais, à pochete. Evitar excessos e, na saída, procurem os pontos credenciados já destacados ao longo da festa para pegar o transporte de retorno à residência”, concluiu.

Confira a entrevista completa: