Rádio Metropole
Coronel saiu metralhando todo mundo, diz Otto

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Se não acabar eleições de dois em dois anos, população vai dizer "basta", afirma Otto
Senado deve retomar em 2026 a discussão da PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo

Foto: Reprodução/Youtube
Em meio à chegada de mais um ano eleitoral, o senador Otto Alencar voltou a criticar, em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (2), o calendário eleitoral brasileiro e afirmou que a sequência de eleições constantes pode gerar cansaço e tensão na população.
“O Brasil tem campanha todos os anos. Se não acabar eleições de dois em dois anos, com reeleição, vai chegar um momento que a população vai dizer 'basta'. Não quero mais essa democracia. Democracia de eleição de todo dia”, disse o senador.
Otto destacou ainda que a pressão das sucessões cria um ambiente tenso para candidatos e gestores. “Quando terminar a eleição de governador já vai se pensar quem vai ser o sucessor do prefeito daqui de Salvador. Isso tensiona. Ano passado o governador Jerônimo foi muito prejudicado com a tensão de 'quem vai ser senador', 'quem não vai ser'”, acrescentou.
Senado deve retomar debate sobre fim da reeleição
Com o início do ano legislativo, a expectativa é que o Senado retome a discussão da PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo. A proposta prevê ainda a unificação das eleições a partir de 2034 e reduz o mandato dos senadores de oito para cinco anos, com eleição simultânea dos 81 parlamentares a partir de 2039, obedecendo regras de transição.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.