Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Me preparei como um competidor de alto nível”, diz baiano aprovado em 1º lugar em Medicina na USP

Rádio Metropole

“Me preparei como um competidor de alto nível”, diz baiano aprovado em 1º lugar em Medicina na USP

Morador de Águas Claras, Wesley de Jesus relata trajetória marcada por rotina intensa de estudos, superação e novos desafios para se manter em São Paulo

“Me preparei como um competidor de alto nível”, diz baiano aprovado em 1º lugar em Medicina na USP

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 19 de fevereiro de 2026 às 09:37

Filho de pedreiro e empregada doméstica, Wesley de Jesus contrariou as estatísticas ao conquistar o 1º lugar em Medicina na Universidade de São Paulo, uma das instituições mais prestigiadas da América Latina. Morador de Águas Claras, o estudante baiano contou, em entrevista à Rádio Metropole, nesta quinta-feira (19), como surgiu o sonho de cursar Medicina e os principais desafios enfrentados até alcançar o resultado.

Aprovado anteriormente em outras universidades públicas pelo Brasil, o estudante contou que o sonho de cursar Medicina na USP continuava "aceso em seu coração". "Eu comecei a graduação [em Medicina] na UNEB, mas a chama continua viva no meu coração. Eu tive que conciliar o estudo para a faculdade para pode ir bem e estudar de forma regular e também o estudo produtivo para o Enem. Sabia que seria uma missão duplamente árdua.

O sonho de cursar Medicina surgiu ainda na infância. Segundo Wesley um problema respiratório crônico o levou a buscar atendimento hospitalar com frequência. O contato constante com médicos e hospitais despertou o desejo de seguir a profissão e se tornou o principal incentivo para perseguir o objetivo de ingressar no curso.

"Eu sabia que seria difícil, sabia que na minha realidade mt dificilmente conseguiria muito fácil. Me preparei como um competidor de alto nível. Começava [ a estudar] 5h e encerrava meu ciclo de estudos às 23h".

Apesar da conquista, os desafios continuam. O estudante agora precisa se mudar para São Paulo e arcar com custos de moradia, transporte e manutenção na capital paulista. Para viabilizar essa nova etapa, ele iniciou uma campanha de arrecadação on-line com o objetivo de custear a permanência na cidade.

A aprovação pode ser consultada no portal oficial da Universidade de São Paulo. Quem quiser contribuir financeiramente pode acessar as redes sociais do estudante, no perfil @wesley.batiista, onde estão disponíveis as informações para doação ou envio de Pix.

Confira a entrevista na íntegra: