Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Governo entrega novo plano de imunização nacional ao STF

Saúde

Governo entrega novo plano de imunização nacional ao STF

Vacinação contra coronavírus no Brasil deve começar em até cinco dias após autorização da Anvisa

Governo entrega novo plano de imunização nacional ao STF

Foto: Reuters

Por: Adele Robichez no dia 16 de dezembro de 2020 às 07:37

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente da República Jair Bolsonaro apresentam, hoje (16), um novo plano nacional de imunização contra a Covid-19, através da Advocacia-Geral da União (AGU). 

A entrega do projeto é uma resposta a uma solicitação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que, após receber o primeiro plano de vacinação na última sexta-feira (11), sentiu falta de alguns dados. No último domingo (13), ele exigiu a adição, nas informações apresentadas, de uma previsão da data de início e término da vacinação e da descrição das suas fases de implementação.

O Ministério da Saúde informou também, ontem (15), em um outro documento dirigido ao Supremo Tribunal Federal (STF), que pretende começar a vacinar a população brasileira contra o coronavírus em até cinco dias após a aprovação de algum imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país.

Segundo o documento, a imunização deve ser realizada em 16 meses, sendo os quatro primeiros reservados para a vacinação dos grupos de risco para a Covid-19 e os 12 seguintes para o restante da população.

O plano protocolado pela AGU não conta com datas específicas, como pedido pelo STF, pois, de acordo com o governo, essa informação só poderá ser definida após o aval da Anvisa.