METROPOLE

Quinta-feira, 06 de maio de 2021

Saúde

Badaró alerta para nova cepa do coronavírus: 'Quem já teve tem que se comportar como quem não teve'

Infectologista afirma que suspeitas de novas infecções estão sendo investigadas

Badaró alerta para nova cepa do coronavírus: 'Quem já teve tem que se comportar como quem não teve'

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 04 de fevereiro de 2021 às 08:37


O pesquisador e infectologista Roberto Badaró comentou o surgimento de casos de Covid-19 com características similares à associação da nova cepa de coronavírus, que provoca a doença. Em entrevista a Mário Kertész na manhã de hoje (4), na Rádio Metrópole, o especialista afirmou que os pacientes mais jovens também estão apresentando uma rápida evolução para pneumonia, quadro que no início da pandemia não era tão ocorrente.

"Está havendo algo diferente com os novos pacientes. Mesmo gente jovem, aparecem com uma evolução para pneumonia muito rápida. Contam quatro ou cinco dias de sintomas, aí começa a tosse, febre, que não vinham antes. A pessoa passava uma semana com perda de olfato e tal. Na segunda semana, as pessoas que evoluíam iriam já para uma pneumonia. Agora a gente está vendo diferente. Isso faz crer, ainda não identificamos isso, que se trata da cepa nova que está ocorrendo", afirmou o médico.

Ainda de acordo com Badaró, é necessário que a população endureça as medidas sanitárias contra o vírus. A estratégia deve atingir ainda as pessoas que tiveram a Covid-19 e se recuperaram, independente delas terem desenvolvido imunidade à doença.

"O que a gente não sabe é se quem teve está susceptível a ter de novo. Eu fui sempre contrário a isso. Mas eu agora estou muito receoso de que seja um vírus diferente. Quando a gente classificar isso direito a gente vai saber. A gente tem que redobrar as medidas de proteção. Quem já teve tem que se comportar como quem não teve e usar máscara, não relaxar. Tenho ouvido isso de muitas pessoas que já tiveram e estão relaxando. Eu não faria isso. Temos que entender melhor. O que está anunciando é uma epidemia pior do que a que vivemos no ano passado", disse o infectologista.

TV METRO

Entrevistas

Jessé Souza

Em 05 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Badaró alerta para nova cepa do coronavírus: 'Quem já teve tem que se comportar como quem não teve' - Metro 1