Sábado, 19 de junho de 2021

Saúde

Vacina Oxford começa a ser fabricada 100% no Brasil na próxima semana

FIocruz deve iniciar produção nacional no próximo dia 15

Vacina Oxford começa a ser fabricada 100% no Brasil na próxima semana

Foto: Alejandra De Lucca V. / Minsal

Por: Gabriel Amorim no dia 09 de maio de 2021 às 12:31

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a fabricar a vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil a partir do próximo sábado (15). A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, Mario Moreira, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, em Brasília, nesta sexta-feira (7).

Segundo a declaração, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos próximos dias, no entanto, procedimentos de avaliação ainda pendentes serão realizados, bem como o  processo do registro definitivo do imunizante.

“Vamos ter que produzir lotes de validação acertados com procedimentos internacionais e a partir daí a gente já começa a produzir em escala industrial. Os testes deverão aguardar o registro definitivo da Anvisa. A expectativa é que em outubro tenhamos a liberação para entregar estes lotes produzidos de maio em diante”, disse Moreira.

Vacina Oxford começa a ser fabricada 100% no Brasil na próxima semana - Metro 1