Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Mulher que recebeu transplante de rim de porco geneticamente modificado falece após 49 dias

Saúde

Mulher que recebeu transplante de rim de porco geneticamente modificado falece após 49 dias

Operada no dia 4 de abril para receber o Dave, a cirurgia para o transplante de Lisa foi realizada no dia 12 de abril

Mulher que recebeu transplante de rim de porco geneticamente modificado falece após 49 dias

Foto: Reprodução/ NYU Langone Health

Por: Metro1 no dia 10 de julho de 2024 às 16:20

Uma mulher que recebeu um transplante de rim de porco geneticamente modificado, morreu no dia 7 de julho. Segundo o instituto de transplante Longone da NYU (Universidade de Nova Iorque, Estados Unidos), responsável pelos procedimentos médicos, ela foi a segunda pessoa a receber esse tipo de transplante e passou 49 dias com o novo órgão.

Lisa Pisano, 54 anos, foi a primeira pessoa com um Dave (Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerdo) a receber um xenotransplante (transplantes de órgãos entre espécies diferentes). A mulher tinha insuficiência cardíaca e renal, condições que reduzem a taxa de sucesso de um transplante humano. Por isso, ela não estava elegível para receber o transplante comum.

Operada no dia 4 de abril para receber o Dave, a cirurgia para o transplante de Lisa foi realizada no dia 12 de abril. Porém, o rim foi danificado pela pressão arterial e precisou ser retirado no dia 29 de maio. Depois da cirurgia, Lisa foi transferida para cuidados paliativos. 

Em nota, a equipe médica do hospital disse que “as contribuições de Lisa para a medicina, cirurgia e xenotransplante não podem ser ignoradas. Seu legado como pioneira viverá e ela será sempre lembrada por sua coragem e boa índole […] Lisa ajudou a nos aproximar de realizar um futuro onde alguém não precise morrer para que outra pessoa viva”.