
Saúde
SUS passa a oferecer teste de DNA-HPV para prevenção do câncer de colo do útero
Exame detecta 14 genótipos do vírus e possibilita diagnóstico precoce, ampliando a eficácia do rastreamento e o acesso em regiões remotas

Foto: MS/João Risi
Desde o último dia 15, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar no SUS (Sistema Único de Saúde) o teste de biologia molecular DNA-HPV, para o rastreamento organizado do câncer de colo do útero.
O exame identifica 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), permitindo detectar a presença do vírus antes do surgimento de lesões ou da evolução da doença para estágios iniciais, inclusive em mulheres assintomáticas.
A nova tecnologia garante maior sensibilidade diagnóstica e reduz a necessidade de exames e procedimentos desnecessários. Nos casos em que o resultado é negativo, o intervalo entre as coletas também pode ser ampliado, oferecendo mais conforto às pacientes sem comprometer a eficácia do acompanhamento.
Outro ponto destacado pelo Ministério da Saúde é a possibilidade de ampliar o alcance do rastreamento. Com alta performance e caráter equitativo, o teste facilita o acesso ao diagnóstico em regiões remotas ou com menor oferta de serviços de saúde, ampliando a prevenção e reduzindo desigualdades no atendimento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.