
Saúde
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio da empresa OZT
Agência determinou apreensão dos produtos e afirmou que o ozônio não tem segurança comprovada para consumo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proibiu a distribuição, venda, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados.
A apreensão dos produtos, que têm adição de ozônio, também foi determinada, que é um tipo de gás que não tem avaliação de segurança para uso como parte de suplementos alimentares e composto líquido pronto para o consumo, como energéticos.
O uso de ozônio apenas como agente de desinfecção no tratamento de água é autorizado, atualmente.
A Anvisa informou que uma empresa veiculou propagandas de suplementos com alegações terapêuticas e funcionais não aprovadas, como a de que o produto “oferece suporte nutricional para o funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular”.
A agência esclareceu que suplementos só podem mencionar funções metabólicas dos nutrientes, sem indicar efeitos medicamentosos. “Nenhuma das alegações aprovadas para alimentos está associada com finalidades terapêuticas, que são exclusivas de medicamentos e devem ser comprovadas cientificamente”, destacou em nota.
No mês passado, a Anvisa também proibiu 69 cosméticos da marca Ozonteck, registrados como cosméticos, mas com alegação indevida de atividade farmacológica.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

