Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Sem casos de sarampo, Brasil deve receber certificado de eliminação da doença

Saúde

Sem casos de sarampo, Brasil deve receber certificado de eliminação da doença

Há um ano sem registrar casos de sarampo, a Organização Pan-Americana de saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) informou, nesta terça-feira (26), que o vírus da doença foi considerado interrompido no Brasil. [Leia mais...]

Sem casos de sarampo, Brasil deve receber certificado de eliminação da doença

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 26 de julho de 2016 às 18:49

Há um ano sem registrar casos de sarampo, a Organização Pan-Americana de saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) informou, nesta terça-feira (26), que o vírus da doença foi considerado interrompido no Brasil. O Ministério da Saúde espera que o país receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS até o final deste ano. Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada.

Os últimos registros de sarampo no país constam de julho do ano passado, no Ceará. Após o surto, houve o investimento de R$ 1,2 milhão para custear ações de controle da doença e na contratação de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Os profissionais participaram do mapeamento das regiões com maior transmissão do vírus, realizando vacinação em postos de Saúde e nas casas dos moradores de áreas de grandes registros da infecção viral. A doença é altamente contagiosa e transmitida pelo ar.  

O sarampo é considerado uma das principais causas de morte entre as crianças no mundo. Aproximadamente 114,9 mil pessoas foram vítimas dessa doença em 2014, sendo 314 óbitos de crianças menores de 5 anos.