Quarta-feira, 16 de junho de 2021

Saúde

Chuvas atrapalharam combate ao mosquito da dengue, diz secretário de Salvador

O secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, informou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (15), que as chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses prejudicaram o combate ao mosquito aedes aegypti.

Chuvas atrapalharam combate ao mosquito da dengue, diz secretário de Salvador

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 15 de julho de 2015 às 08:40

O secretário de Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues, informou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (15), que as chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses prejudicaram o combate ao mosquito aedes aegypti pelas equipes municipais. “Foram meses de chuvas intensas, em que o trabalho de campo fica muito limitado, e o próprio bloqueio fica limitado, porque você usa muito larvicida e a chuva vem em seguida, comprometendo esse desempenho”, conta. Ainda assim, o secretário afirma que neste ano o município registrou menos casos da dengue do que no mesmo período do ano passado.

“Nós estamos fazendo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 10% dos domicilios. Então, até a próxima quarta-feira, termos esse resultado de larvas”, informou. O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. 

Chuvas atrapalharam combate ao mosquito da dengue, diz secretário de Salvador - Metro 1