Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

'Mudança da mortalidade do câncer está em detectar precocemente', alerta Cláudio Quadros

Saúde

'Mudança da mortalidade do câncer está em detectar precocemente', alerta Cláudio Quadros

Especialista em oncologia diz que dados comprovam que a índice de morte diminui quando se tratam de tipos da doença com campanhas como o novembro azul

'Mudança da mortalidade do câncer está em detectar precocemente', alerta Cláudio Quadros

Foto: Matheus Simoni/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 22 de novembro de 2019 às 09:05

O especialista em oncologia e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Cláudio Quadros fez um alerta, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (22), sobre a importância de campanhas para informar sobre as formas de prevenção e detecção precoce dos vários tipos de câncer para reduzir a mortalidade da doença.

"Quando se fazem campanhas, as pessoas começam a se empoderar e procurar atendimento. É o que cura, em termos populacionais. A mudança da mortalidade está em detectar precocemente", justificou.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica ele explicou a campanha da entidade,  com o tema "Troque o medo por esperança", que organiza eventos em todo o país no domingo (24). (Confira aqui a programação). 

"O objetivo do "Troque o medo por esperança" é mudar esse temor do câncer pela esperança de cura com prevenção, detecção precoce e tratamento especializado", declarou.

O especialista alerta ainda que a previsão é de que, em 2040, a incidência do câncer no no Brasil aumente em 75%. Já a mortalidade vai aumentar em 93%. 

 "A gente pensa que, com as novas terapias e a cirurgia robótica, está curando mais e morrendo menos. Mentira. A gente tem que oferecer melhor aos pacientes. Mas os pacientes estão morrendo mais por câncer", lamenta.

No entanto, Cláudio pontua que dados comprovam que a mortalidade diminui quando se tratam de tipos da doença com campanhas nos chamados "meses coloridos", como o novembro azul, de combate ao câncer de próstata. 

"A gente tem dados do Tribunal de Contas da União ao avaliar o que se gastava no SUS no Brasil e detectou que mais de 52% dos pacientes quando são diagnosticados estavam com metástase. Em tumores prevalentes e letais, como pulmão, 80% dos pacientes no SUS já tem metástase no diagnóstico.  (...) Em tipo de câncer que se tem campanha, como o de mama, baixou apra 42%. Colo de útero, para 44%. Próstata, para 48%", informou.