Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Badaró estima abertura do Hospital Espanhol em 3 semanas: ‘Precisamos de EPI’

Saúde

Badaró estima abertura do Hospital Espanhol em 3 semanas: ‘Precisamos de EPI’

Ainda de acordo com Badaró, a centralização de máscaras, luvas e testes no governo federal tem dado errado

Badaró estima abertura do Hospital Espanhol em 3 semanas: ‘Precisamos de EPI’

Foto: Matheus Simoni/ Metropress

Por: Alexandre Galvão no dia 01 de abril de 2020 às 08:20

Médico infectologista, Roberto Badaró estimou que o Hospital Espanhol será reaberto em até três semanas. A unidade vai servir de hospital de campanha contra o coronavírus, que já matou mais de 40 mil pessoas no mundo e 201 no Brasil. 

“Em menos de 3 semanas estamos abrindo [o Hospital Espanhol], vou dirigir a parte médica, mas a gente precisa dos EPIs [equipamento de proteção individual]. O governo federal anuncia que comprou milhões de máscaras, muitas vezes os médicos têm acesso a isso quando vão fazer a intubação. O médico está ali, diante do doente, não tem a campana, o cara vai morrer?”, questionou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole

Ainda de acordo com Badaró, a centralização de máscaras, luvas e testes no governo federal tem dado errado. “O governador disse claramente: o profissional da saúde é ‘prioridade zero’. Óbvio que é um absurdo a não entrega de respiradores. Ou não estão chegando, ou essa centralização do governo federal tem esse problema. A parte do governo [da Bahia] está sendo feita”, analisou. 

Roberto Badaró demonstrou preocupação com os profissionais de saúde. De acordo com ele, a Bahia tem registro de trabalhadores da área infectados pelo novo coronavírus. “Cada vez mais temos médicos se infectando. É difícil manter coragem se a gente não der a eles segurança com materiais de EPI e provendo condições deles trabalharem. Tenho advogado isso”.