Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Turismo

/

Secult explica contrato de quase cem mil dólares firmado com empresa espanhola

Turismo

Secult explica contrato de quase cem mil dólares firmado com empresa espanhola

Review Pro Guest Intelligence foi contratada por inexigibilidade para serviço de consultoria

Secult explica contrato de quase cem mil dólares firmado com empresa espanhola

Foto: NaBahia

Por: Adelia Felix no dia 09 de julho de 2019 às 16:17

Após a reportagem do Metro1 publicar que a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), firmou contrato no valor de USD$ 99,997.92 com a empresa Review Pro Guest Intelligence, para serviço de consultoria, a pasta esclareceu o motivo da contratação. 

Segundo a Secult, deve-se ao fato de que, a partir do monitoramento da empresa espanhola, Salvador ganhou ainda mais notoriedade por ser o primeiro destino turístico brasileiro a classificar a qualidade dos equipamentos e atrativos turísticos da cidade. A iniciativa, de acordo com a secretaria, também rendeu à capital baiana a primeira colocação do Prêmio Nacional do Turismo 2018, do Ministério do Turismo, na categoria “Monitoramento e Avaliação do Turismo”. 

“O reconhecimento é resultado da utilização do índice Global Review IndexTM (GRI) – algorítimo exclusivo desta empresa –, na criação do Programa de Otimização de Performance (POP) da Secult. Com a renovação do contrato, a Prefeitura passou a monitorar, em tempo real, o grau de satisfação e qualidade de 37 atrativos turísticos e 106 meios de hospedagem, com informações detalhadas do sentimento do visitante durante sua experiência na cidade”, explica por meio de nota. 

O monitoramento é realizado em 175 sites de avaliações/agências de turismo online, escritas em 45 idiomas. Diariamente, são monitoradas cerca de 272 mil resenhas online. Com as informações detalhadas, o Executivo Municipal ofereceu aos hotéis a possibilidade de monitorarem seus estabelecimentos, utilizando os relatórios gerados pela empresa espanhola para corrigir rapidamente inconformidades, aprimorando a qualidade dos serviços e a experiência dos visitantes, obtendo como resultado a geração de maior fluxo de clientes e receita para os hotéis a partir da melhoria das suas reputações online.

“Esta contratação foi realizada por meio de inexigibilidade de licitação, caracterizada pela impossibilidade de competição, exatamente porque a Review Pro é a única no mundo que possui o índice Global Review IndexTM (GRI) para captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real, disponibilizadas através de resenhas sobre equipamentos e atrativos turísticos, hospedadas em sites de avaliações e agências de turismo online”, detalha o gestor da Secult, Claudio Tinoco.

O primeiro contrato, realizado em 2017, correspondeu ao período de 15 de novembro de 2017 a 15 de novembro de 2018. O monitoramento foi realizado em 30 atrativos turísticos e 80 meios de hospedagem. Com a renovação do contrato, serão monitorados 37 atrativos e 106 meios de hospedagem, além de oferecer a 66 meios de hospedagem a possibilidade de monitorar seus estabelecimentos, utilizando os relatórios da ReviewPro, durante o período de um ano, contados do dia 4 de julho deste ano.

No início deste ano, a Secult utilizou informações da Review Pro também para reconhecer os atrativos e meios de hospedagem que mais se destacaram no ano de 2018, segundo os aspectos: índice de reputação GRI, percentual de resenhas respondidas e tempo médio de resposta do gerente, com Trófeus e certificados de excelência, em um evento de premiação.