Sábado, 17 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Artigos

/

A cultura do corte e o analfabetismo funcional

A cultura do corte e o analfabetismo funcional

As pessoas se acostumaram a uma velocidade que parece incompatível com a reflexão. Isso vai mudando a maneira das pessoas lerem e verem as coisas

A cultura do corte e o analfabetismo funcional

Foto: Reprodução

Por: metro1 no dia 15 de maio de 2025 às 07:20

As pessoas hoje esperam tudo, todo conteúdo muito cifrado e isso tem relação com a imposição dessa estética das big techs. Por exemplo, é só passar alguns minutos no Youtube e você vai se deparar com dezenas de conteúdos que são os chamados cortes. O pega um bate-boca no Congresso Nacional, corta dois ou três minutos, coloca na plataforma e aquilo tem milhares de pessoas assistindo.

As pessoas se acostumaram a uma velocidade que parece incompatível com a reflexão. Isso vai mudando a maneira das pessoas lerem e verem as coisas. As novelas, por exemplo, já têm hoje uma velocidade que antes não tinham, o que antes levava uma semana agora é resolvido em um capítulo. Será que isso também não vai acabar interferindo na leitura e no perfil dos nossos leitores?

Recentemente foi divulgada uma notícia que diz que um terço dos brasileiros tem o chamado analfabetismo funcional. Isso tem a ver com essa coisa da velocidade, do corte, desses debates de duas horas que são isolados e reduzidos a dois minutos para viralizar. As pessoas vão se acostumando a isso. Essa incapacidade de compreender o que está lendo tem muito a ver com essa velocidade imposta em busca da audiência e do clique.

*A análise foi feita pelo jornalista no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, transmitido ao meio-dia às quintas-feiras

Artigos Relacionados