Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Sindicato dos Jornalistas convoca protesto por vacinas contra Covid-19

Bahia

Sindicato dos Jornalistas convoca protesto por vacinas contra Covid-19

Recomendação do MPF impede imunização da categoria, anteriormente liberada pela CIB

Sindicato dos Jornalistas convoca protesto por vacinas contra Covid-19

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 01 de junho de 2021 às 09:00

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) está convocando os jornalistas e radialistas do estado para promoverem um protesto pela vacinação contra a Covid-19 da categoria. A ideia é que seja promovido um “apagão” presencial da imprensa nesta quarta-feira (2).

De acordo com o texto da convocação, o movimento consiste em suspender a cobertura externa durante todo o dia, fazendo o trabalho apenas de maneira remota. Além disso, recomenda que sejam apuradas e publicadas apenas as notícias de utilidade pública.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, explica que o protesto tem o objetivo de mostrar os impactos da não realização do trabalho presencial da imprensa e criticou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que impediu a imunização do grupo, anteriormente liberada pela Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB).

Segundo Neves, na Bahia, 26 jornalistas e radialistas perderam a vida pela doença e mais de 400 foram contaminados. Ele também informou que, desde a recomendação do MPF, cinco profissionais da imprensa morreram com o coronavírus nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro, Xique-Xique, Itamaraju e Santo Antonio de Jesus.

Nesta terça-feira (1º), mesmo com recomendação contrária do MPF, o município de Lauro de Freitas iniciou vacinação de jornalistas. Já em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que seguirá orientação que impede a imunização da categoria.