Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bancários se articulam em Brasília para garantir vacinação, mas não descartam greve

Bahia

Bancários se articulam em Brasília para garantir vacinação, mas não descartam greve

Nova agenda de reuniões está prevista para a próxima terça-feira

Bancários se articulam em Brasília para garantir vacinação, mas não descartam greve

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 14 de junho de 2021 às 16:11

O indicativo de greve dos bancários previsto em assembleia foi retirado depois que representantes da categoria foram recebidos no Ministério da Saúde na última sexta-feira (11). No encontro, um documento com dados sobre a exposição dos bancários à Covid-19 foi entregue ao ministro Marcelo Queiroga. O pleito da categoria é a sua inclusão entre as categorias consideradas prioritárias para a vacinação contra Covid-19. 

“Ele recebeu pela primeira  vez esse documento, e como desdobramento disse que vai encaminhar os dados para a equipe técnica avaliar”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Segundo o representante, o documento entregue ao ministro aponta um crescimento de 176% no número de óbitos de bancários na comparação dos três primeiros meses de 2020 com o mesmo período deste ano.  “A categoria decidiu suspender o indicativo de greve por conta da abertura desse diálogo, mas não é algo que já esteja descartado, vai depender de como as coisas vão caminhar”, explica Vasconcelos. Para esta terça-feira (15) uma agenda já está marcada em Brasília e a categoria terá reuniões com parlamentares além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Augusto comentou, ainda, a declaração do prefeito Bruno Reis que defendeu na manhã desta segunda-feira a vacinação por idade em Salvador. “Se o critério etário tivesse sido utilizado desde o começo não haveria problema. Mas outras categorias que não estão tão expostas quanto os bancários foram incluídas. É possível combinar os critérios para garantir a vacinação de quem está na linha de frente. Os bancários atendem milhares de pessoas todos os dias, vaciná-los é proteger não só eles mas também a população”, defende o sindicalista.