Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Após operação, duas pessoas são presas por extração ilegal de areia na Bahia

Bahia

Após operação, duas pessoas são presas por extração ilegal de areia na Bahia

Uma operação denominada Ampulheta foi realizada no último mês, pela Polícia Federal (PF) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com o objetivo de coibir a exploração ilegal de areia, em Vitória da Conquista e região, no Centro-Sul da Bahia. [Leia mais...]

Após operação, duas pessoas são presas por extração ilegal de areia na Bahia

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 12 de janeiro de 2016 às 11:58

Uma operação denominada Ampulheta foi realizada no último mês, pela Polícia Federal (PF) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com o objetivo de coibir a exploração ilegal de areia, em Vitória da Conquista e região, no Centro-Sul da Bahia. De acordo com o Inema, foram realizadas apreensões de maquinários, realizadas pela PF, além da prisão de dois responsáveis pela extração do minério.

A ação aconteceu em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretária de Meio Ambiente local e a Polícia Militar (PM). A Operação, que teve o objetivo de impedir a utilização ilegal da substância mineral areia em diversos trechos do leito do Rio Ribeirão, que abrange os municípios de Vitória da Conquista e Anagé, foi realizada devido a recorrentes denúncias.

O Inema concedeu também o apoio do helicóptero, que auxiliou no mapeamento e abordagem nos pontos de interesse. Além disso, o Instituto ficou responsável pelos procedimentos administrativos que ocorreram em Anagé, gerando assim um auto de Interdição Temporária. A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista ficou encarregada de fornecer veículos como caçambas e caminhões prancha, e pelos procedimentos administrativos dentro da área que abrangeu o seu município.