Bahia

Dilma e Rui intensificam combate ao mosquito Aedes em Juazeiro

No Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito Aedes aegypti, a presidente Dilma Rousseff e o governador Rui Costa visitaram, nesta sexta-feira (19), a biofábrica Moscamed Brasil, que desenvolve um método de controle biológico do mosquito em Juazeiro, no Norte da Bahia. [Leia mais...]

[Dilma e Rui intensificam combate ao mosquito Aedes em Juazeiro]
Foto : Mateus Pereira/GOVBA

Por Jessica Galvão no dia 19 de Fevereiro de 2016 ⋅ 14:33

No Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito Aedes aegypti, a presidente Dilma Rousseff e o governador Rui Costa visitaram, nesta sexta-feira (19), a biofábrica Moscamed Brasil, que desenvolve um método de controle biológico do mosquito em Juazeiro, no Norte da Bahia. 

Os petistas conheceram as instalações e detalhes sobre o projeto, que pretende reduzir populações naturais do mosquito com o cruzamento de machos transgênicos, que transmitem aos seus descendentes um gene que impede o desenvolvimento das larvas, com as fêmeas da natureza.

Na ocasião, Rui disse que a medida mais importante para controlar o Aedes ainda é não deixá-lo nascer. “Quando olhamos os dados das pessoas que tiveram dengue, zika ou chikungunya, 90% foram contaminadas em sua própria casa, então é preciso que todo mundo faça uma vistoria geral na sua residência. Se tiver algum vizinho que não cuida, a pessoa pode ligar para a prefeitura. A presidente Dilma lançou um decreto que permite que o agente de saúde, acompanhado de uma autoridade, possa entrar na casa e tomar as providências contra o mosquito”, afirmou.

Depois de visitarem o projeto da Moscamed, Rui e Dilma seguiram para o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, também no município, para lançar uma campanha de mobilização da comunidade escolar para o combate ao mosquito. Na oportunidade, a presidente dará uma aula e falará sobre o Aedes, as doenças transmitidas por ele – dengue, chikungunya, e zika – e sua relação com os casos de microcefalia registrados recentemente no país.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Chuva causa prejuízos no sul da Bahia]
Bahia

Chuva causa prejuízos no sul da Bahia

Por Metro1 no dia 21 de Junho de 2018 ⋅ 14:22 em Bahia

Ao menos cinco famílias de Itabuna tiveram que deixar as casas após um deslizamento de terra derrubar parte de uma contenção de concreto