Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Bahia

Casarão tombado pelo Iphan, onde funcionava antigo Hotel Colombo, desaba em Cachoeira

Ao Metro1, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico informou que o imóvel já tinha desabado parcialmente em 2019 quando os proprietários foram multados em mais de R$ 780 mil

Casarão tombado pelo Iphan, onde funcionava antigo Hotel Colombo, desaba em Cachoeira

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 19 de fevereiro de 2024 às 11:10

Atualizado: no dia 19 de fevereiro de 2024 às 13:03

O casarão onde funcionou o Hotel Colombo, na cidade de Cachoeira, recôncavo baiano, desabou neste domingo (18). Os escombros da construção atingiram carros que estavam perto do imóvel. Ninguém se feriu.

O imóvel faz parte do conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Parte do casarão já havia caído em 2019. À época o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo, mas que ao passar por uma vistoria, não foram identificados riscos de desabamento ou danos. 

Em nota enviada ao Metro1, nesta segunda-feira (19), o Iphan informou que o proprietário do casarão foi multado em R$ 780.632,53 após o desabamento parcial e, com o desabamento total, novas medidas de fiscalização serão adotadas para que os responsáveis sejam devidamente cobrados.

"É importante ressaltar que o Iphan trata da proteção de bens culturais tombados em nível federal, não sendo responsável pela manutenção destes, mas pela fiscalização e orientação dos proprietários acerca da preservação e manutenção", disse o instituto em posicionamento. 

A prefeitura de Cachoeira informou que os proprietários foram notificados “repetidas vezes” sobre os riscos de desabamento, porém as advertências não foram atendidas. A gestão municipal disse ainda que tomou todas as medidas necessárias, acionando os órgãos competentes como Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.