
Bahia
Bahia está entre os estados com mais casos de violência contra médicos
Estado registra aumento de agressões, principalmente contra médicas, em unidades de saúde; CFM cobra medidas urgentes de proteção aos profissionais

Foto: Reprodução/Freepik
A Bahia está entre os estados com maior número de casos de violência contra médicos em estabelecimentos de saúde, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). O estado aparece em uma lista onde, em oito unidades da Federação, mais médicas do que médicos foram vítimas de agressões.
Em todo o Brasil, foram registrados 4.562 boletins de ocorrência envolvendo médicos vítimas de violência apenas em 2024, uma média de 12 casos por dia. Os crimes mais comuns incluem ameaça, lesão corporal, injúria, furto, calúnia e até agressões cometidas por colegas de trabalho. Na Bahia, os casos acompanham essa tendência alarmante, atingindo principalmente o interior do estado, onde a maioria dos registros se concentra.
O perfil dos agressores varia, mas a maioria das ocorrências envolve pacientes ou familiares dos atendidos. Em menor escala, há também registros de agressões cometidas por colegas de profissão. O crescimento desses casos tem provocado preocupação entre entidades médicas, que cobram medidas mais efetivas de proteção aos profissionais e punições mais severas para os agressores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.