
Bahia
Polícia Federal desarticula ponto de beneficiamento ilegal de barbatanas de tubarão na Bahia
Foram encontrados mais de 1,5t de barbatanas de tubarão de diversas espécies, inclusive espécies ameaçadas de extinção

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal interrompeu nesta quinta-feira (12) o funcionamento de um ponto de beneficiamento de barbatanas de tubarão no município de Rodelas, na Bahia. A prática é proibida pela legislação brasileira.
A operação, que faz parte das ações contra crimes ambientais, encontrou 1,583 kg de barbatanas de tubarão de diversas espécies, inclusive espécies ameaçadas de extinção, e em diversos estágios de secagem.
Em ação conjunta com o INEMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os policiais conduziram sete pessoas que estavam no local à Delegacia de Polícia de Juazeiro, quatro deles eram brasileiros, sendo um menor, e três eram chineses. Eles foram autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e corrupção de menores. O material apreendido será encaminhado para análise técnica pelos órgãos ambientais.
A legislação brasileira proíbe a captura dirigida de tubarões e considera crime o armazenamento, transporte, beneficiamento ou comercialização de partes desses animais sem autorização. A atividade é potencializada pela lucratividade extrema do mercado internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

