Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Após 15 anos de batalha judicial, Bahia ganha ação no STF que amplia recursos para educação

Bahia

Após 15 anos de batalha judicial, Bahia ganha ação no STF que amplia recursos para educação

O governo da Bahia ganhou uma ação, nesta quarta-feira (6), que garante o ressarcimento por perdas financeiras no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). [Leia mais...]

Após 15 anos de batalha judicial, Bahia ganha ação no STF que amplia recursos para educação

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 06 de setembro de 2017 às 19:25

O governo da Bahia ganhou uma ação, nesta quarta-feira (6), que garante o ressarcimento por perdas financeiras no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A gestão do estado estava há 15 anos em batalha judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento durou cerca de três horas e foi acompanhado pelo procurador-geral do Estado, Paulo Moreno e pelo procurador Sílvio Avelino Pires Britto Junior. Foram 5 votos à favor e 2 contrários. Após voltar de viagem, o governador Rui Costa comemorou a notícia. “É a vitória da educação no Estado da Bahia! O direito dos estudantes da rede pública reconhecido depois de uma verdadeira peleja jurídica”, afirmou.

Para Moreno, o julgamento do STF fez justiça ao estado da Bahia. "A fórmula de cálculo do repasse da União ao Estado da Bahia, quando ainda vigente o Fundef, desconsiderava o valor que deveria ser fixado nacionalmente, como previa o texto constitucional e o normativo infraconstitucional, criando distorções na definição destes valores para os diversos entes federativos. É uma vitória da qualidade técnica da Procuradoria Geral do Estado da Bahia e o do empenho pessoal do governador Rui Costa”, disse.

Já o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que cumpre agenda de trabalho na Alemanha, destacou que esta foi uma vitória histórica para a Bahia e os demais estados que apresentaram as ações. “A decisão corrige uma injustiça com os estados, uma vez que a União adotou critério regional para repassar recursos, quando a Lei definiu que deveriam ser nacionais os repasses e os critérios de arrecadação”, disse.

Fundeb

Criada em 1996, quando era nomeada de Fundef, o fundo tem como objetivo garantir uma subvinculação dos recursos da educação para o Ensino Fundamental e assegurar melhor distribuição de recursos. Com o Fundeb, cada estado e cada município recebe o equivalente ao número de alunos matriculados na sua rede pública de ensino fundamental. Também é definido um valor mínimo nacional por aluno/ano.