Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

‘Cada macaco no seu galho’, diz Rui em resposta a Câmara Brasil-China sobre compra de respiradores

Bahia

‘Cada macaco no seu galho’, diz Rui em resposta a Câmara Brasil-China sobre compra de respiradores

Andrew Tang afirmou em entrevista que o governo baiano “perdeu dinheiro” ao ter negociado a aquisição dos equipamentos com uma “empresa fantasma”

‘Cada macaco no seu galho’, diz Rui em resposta a Câmara Brasil-China sobre compra de respiradores

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Por: Luciana Freire no dia 12 de maio de 2020 às 16:10

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) reagiu hoje (12) a declarações feitas pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, de que a gestão estadual desembolsou R$ 49 milhões para a compra de 600 respiradores de uma empresa nos Estados Unidos “que não existe”. A disputa em torno dos equipamentos se intensificou diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao jornal Bahia Meio Dia (TV Bahia) Rui afirmou que não considera Tang a pessoa mais apropriada para falar sobre a idoneidade de empresas americanas.

“Eu não acho que a pessoa mais apropriada pra falar da idoneidade de uma empresa chinesa seja um empresário americano. Eu acho que, como diz o ditado, cada macaco deveria ficar no seu galho. Então, eu acho que o presidente da Câmara Brasil-China é a pessoa com propriedade pra falar da idoneidade de empresas chinesas, mas não de empresas americanas”.

Andrew Tang concedeu uma entrevista ao jornal A Tarde, publicada segunda (11) nela, ele afirmou que o governo baiano “perdeu dinheiro” ao ter negociado a aquisição dos equipamentos com uma “empresa fantasma”.

“O governo baiano comprou respiradores de uma empresa de Los Angeles, que não existe. No endereço dela tem uma casinha, um boutiquezinho pintado de preto, roxo, amarelo. Isso é outra história, tá?  […] Esse não foi um problema exclusivo da Bahia. Santa Catarina, Rio de Janeiro e o Pará, todos tiveram problemas. Tanto que os governadores desses quatro estados nos procuraram, na Câmara de Comércio Brasil-China, pedindo nossa ajuda na intermediação com essas empresas, devido a Câmara ser um organismo com 34 anos de credibilidade e atuação”, disse Tang.

Rui Costa já havia afirmado que com o contrato cancelado com empresa americana que forneceria um lote de ventiladores mecânicos encomendados pelo Consórcio Nordeste os R$ 49 milhões que foram pagos, serão devolvidos. Rui diz ter recebido a garantia de que o valor será devolvido até o fim da semana.