METROPOLE

Quinta-feira, 13 de maio de 2021

Brasil

Governo do Amazonas alega ter avisado ao Ministério da Saúde sobre falta de oxigênio

Alegação aconteceu durante inauguração de hospital de campanha; aguardado, Pazuello não compareceu

Governo do Amazonas alega ter avisado ao Ministério da Saúde sobre falta de oxigênio

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Amorim no dia 27 de janeiro de 2021 às 16:33

O governo do Amazonas, alegou na manhã de hoje (27) que havia alertado o governo federal e os órgãos de controle sobre a crise de oxigênio vivida pelo estado. A fala do governador Wilson Lima (PSC), aconteceu durante a inauguração de hospital de campanha em Manaus. O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, era esperado no evento, mas não compareceu.

"Todas as situações que nós estávamos passando aqui em Manaus foram comunicadas ao Ministério, aos órgãos de controle, inclusive quando a gente teve a primeira sinalização de que nós teríamos problemas com o oxigênio, foram comunicadas aos órgãos de controle", disse.

Segundo o governador, a empresa White Martins avisou sobre os problemas no abastecimento durante a madrugada do dia 14 de janeiro, o que foi imediatamente comunicado aos órgãos competentes. 

Em Manaus desde o último sábado (23), a inauguração do hospital de campanha constava na agenda oficial do Eduardo Pazuello. O titular da saúde, no entanto, não compareceu, pois volta  para Brasília hoje (27). A informação, divulgada pela CNN, segundo auxiliares do general, é de que ele deve retornar à capital federal até a noite desta quarta, porque acredita que "já cumpriu sua missão" em Manaus. O retorno ocorrerá cinco dias após ele desembarcar na cidade “sem voo de volta” para acompanhar de perto as ações para minimizar o colapso na saúde no Amazonas.

No último sábado (23),  a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito para apurar suposta omissão de Pazuello em relação à crise vivida pelo Amazonas. A abertura do inquérito foi autorizada pelo STF ontem (26)

TV METRO

Comentários

Silvio Humberto

Em 13 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Governo do Amazonas alega ter avisado ao Ministério da Saúde sobre falta de oxigênio - Metro 1