Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STJ permite que mãe entregue bebê para adoção sem autorização do pai

Brasil

STJ permite que mãe entregue bebê para adoção sem autorização do pai

STF tomou decisão de forma inédita e unânime

STJ permite que mãe entregue bebê para adoção sem autorização do pai

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de outubro de 2024 às 09:41

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que mães possam entregar seus bebês para adoção sem precisar de autorização do pai ou da família biológica. Esta é a primeira vez que a Corte analisa um caso desse tipo no Brasil, que teve sua decisão dada de forma unânime.

A decisão foi favorável a uma mulher amparada pela Defensoria Pública em Divinópolis (MG), que pediu a entrega voluntária de seu filho para adoção sem que o pai, com quem não tem relação, e a família biológica permitissem. Em seu relato, a mãe afirmou que, ao descobrir a gravidez, tinha conhecimento de que não teria condições de criar a criança.

Quando questionada sobre a possibilidade de deixar o bebê aos cuidados de familiares, a mãe afirmou que não concordaria, uma vez que sua mãe não cuidou dos filhos que teve e possui 12 netos com os quais não têm qualquer relação emocional. Além disso, mencionou que suas duas irmãs enfrentam casamentos insatisfatórios e estão em situação financeira difícil.

Moura Ribeiro, ministro do STJ e relator do caso, destacou que a Lei 13.509/2017 inseriu no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o conceito de “entrega voluntária”, conforme previsto no artigo 19-A. Essa lei permite que a gestante ou a mãe que acabou de dar à luz escolha, judicialmente, entregar o filho para adoção antes ou imediatamente após o nascimento, renunciando assim aos direitos parentais.