Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

COP30: FAB proíbe drones e voos em áreas de Belém durante Cúpula de Líderes

Brasil

COP30: FAB proíbe drones e voos em áreas de Belém durante Cúpula de Líderes

Força Aérea reforça segurança da cidade durante encontro dos dias 6 e 7 de novembro; esquema para a CO30, a partir do dia 10, será em conjunto com PM, PF e Ministério da Defesa

COP30: FAB proíbe drones e voos em áreas de Belém durante Cúpula de Líderes

Foto: Canva IA

Por: Metro1 no dia 04 de novembro de 2025 às 13:50

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai fechar parte do espaço aéreo de Belém (PA) entre 6 e 8 de novembro, durante a Cúpula de Líderes antes da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). 

Participarão da cúpula ao menos 143 delegações, com líderes de Estado e governo, ministros e representantes de organizações internacionais para discutir compromissos políticos e estratégicos voltados ao enfrentamento da crise climática. Para a proteção do evento, a FAB dividiu a capital paraense em três áreas: branca, amarela e vermelha.

Na área amarela, é proibido o uso de drones e, na área vermelha, há a restrição para qualquer tipo de voo, com exceção de aeronaves de segurança pública para a proteção das autoridades presentes.

No centro da área vermelha, foi delimitada a chamada “área de supressão”, acima do Parque da Cidade, onde serão realizadas as reuniões da cúpula. A localização não poderá ser sobrevoada por absolutamente nenhuma nave. “É uma regulação temporária que funciona muito bem e acontece em todo o lugar do mundo, é uma prática internacional”, disse o comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do ar Alcides Barbacovi, a jornalistas.

Com cerca de 3.000 militares, a operação da FAB foi autorizada via decreto presidencial, que permite o uso da força aérea para a defesa espacial, com aviões e sensores, e para a defesa antiaérea, com mísseis.