Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos

Brasil

Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos

Para feminicídio, pena pode passar de 20 a 40 anos de prisão para 30 a 40 anos

Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de fevereiro de 2026 às 17:54

Um projeto de lei que prevê o aumento da pena para os crimes de estupro e estupro de vulnerável está propondo mudanças no Código Penal. A proposta, que está em discussão na Câmara dos Deputados, estabelece que a punição seja elevada para 30 a 40 anos de reclusão caso o crime resulte em lesão corporal grave ou na morte da vítima.

Pelo texto — da deputada Ely Santos (Republicanos-SP) — as penas para o crime de homicídio qualificado sobem de 12 a 30 anos para 30 a 40 anos de reclusão. Para o de feminicídio: de 20 a 40 anos para 30 a 40 anos. De acordo com a autora, a discrepância atual das penas gera a sensação de desproporcionalidade, pois delitos de gravidade equivalente, que atingem bens jurídicos fundamentais (vida, integridade física e dignidade sexual), possuem penas máximas diferentes.

A deputada diz que "delitos de gravidade equiparada não recebem a mesma resposta penal, criando sensação de injustiça, enfraquecendo a função preventiva da pena e dificultando a compreensão social da lógica do sistema jurídico."

Segundo a parlamentar, unificar a pena em 30 a 40 anos para todos esses crimes harmoniza o sistema penal, eliminando discrepâncias. "Eleva o patamar mínimo de punição, evitando que a aplicação de penas brandas transmita sensação de impunidade e garante proporcionalidade", declarou Ely.

O PL ainda precisa da aprovação da Câmara e do Senado. Após ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a proposta deve seguir para o Plenário.