
Brasil
Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e institutos federais poderão ser beneficiados

Foto: Álvaro Henrique/ Secretaria de Educação do DF
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel) aprovou que empresas de serviços de telecomunicações possam trocar suas dívidas por conectividade para 118 unidades de universidades públicas e institutos federais.
As prestadoras têm 60 dias para indicar quais unidades atenderão, considerando uma lista de 118 unidades, tais como campi, colégios de aplicação, laboratórios, observatórios e fazendas-modelo ainda não conectados à internet pela rede da RNP. As empresas multadas pela Anatel foram a Telefônica, a Claro, a Tim e a Sky. Quando somadas, as dívidas chegam no valor de R$ 29 milhões.
O conselheiro Octavio Pieranti explicou ao portal Agência Brasil que a decisão da Anatel busca garantir que unidades em áreas afastadas tenham acesso à internet via rede da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, organização social que oferece estrutura de rede de internet às faculdades).
“Com essa medida, a Anatel busca proporcionar a conexão também dessas unidades mais afastadas ou desses espaços que, por algum motivo, ainda não estejam participando dessa rede da RNP com internet de alta velocidade e serviços de integração acadêmica”, afirmou. Ele acrescenta que até então foram 118 unidades mapeadas, mas há menção de outras 226 que também podem precisar de conectividade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

