
Brasil
Ataque hacker em larga escala atinge empresas no mundo e afeta o Brasil
Mais de 74 países tiveram empresas e usuários de internet alvos de uma série de ciberataques em 'larga escala' que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia nesta sexta-feira (12).[Leia mais...]

Foto: Reprodução
Mais de 74 países tiveram empresas e usuários de internet alvos de uma série de ciberataques em 'larga escala' que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia nesta sexta-feira (12). Segundo a empresa de segurança russa Kaspersky Lab, os ataques hacker afetaram hospitais públicos na Inglaterra e levaram a cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.
No Brasil, hackers invadiram os computadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). De acordo com informações do site Jota, na tela dos computadores, servidores de ambas as instituições se depararam com pedidos de resgate de US$ 300 por máquina afetada.
Os prazos foram suspensos indefinidamente até que seja retomada a regularidade dos trabalhos. No Ceará, segundo a assessoria de comunicação regional do INSS, pelo menos 90 agências receberam orientação para desligar todos os computadores.
Segundo a Kaspersky, os ataques utilizam vírus de resgate (ou 'ransomware'), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro. A empresa diz que detectou 45 mil ataques em 74 países em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.